Editais: Isso também é prática!
25/10/21
Publicado por Maria Vaz
A artistas visual e pesquisadora, Maria Vaz, conta sua experiência com a escrita de editais e dá dicas práticas para quem está começando.
Meu nome é Maria Vaz, sou artista visual, fotógrafa e pesquisadora, bacharel em Artes Plásticas pela Escola Guignard e mestranda em Artes Visuais pela UFMG. Mesmo diante da minha formação, uma coisa que não me foi ensinada na universidade foi a escrita de editais de arte e a inserção do artista no mercado, isso a gente aprende - infelizmente - só na prática. E para facilitar o processo para quem está começando agora, eu vou compartilhar, adiante, um pouco dessa experiência.
Acredito que o primeiro passo para a escrita de editais de arte é a maturidade do trabalho que vai ser aplicado. Todavia, por incrível que pareça, o próprio processo de escrita pode ajudar nesse desenvolvimento. Digo isso porque para o primeiro edital que escrevi, em conjunto com minha parceira de trabalho Bárbara Lissa, nós não tínhamos sequer um trabalho, mas uma ideia, um desejo. Curiosamente, há menos de um mês e quase cinco anos depois dessa primeira tentativa – como previsto, recusada – retomamos o texto que escrevemos e percebemos a incrível coerência com o que fomos produzindo ao longo dos anos seguintes. A ideia era linda. A proposta, caótica. O edital em questão já era um tanto ousado para as navegantes de primeira viagem: uma residência artística na Suíça, com hospedagem e ateliê em um castelo, um sonho! Na euforia de fazer dar certo, propusemos um sem fim de coisas que nem tínhamos como convencer que daríamos conta de fazer.
![PORTFOLIO MARIA VAZ-10](http://images.ctfassets.net/u2za995eedyo/54DA3FfuTXPh3tLThLeqjI/18d3552a4323522a3a030b39c61a6b5a/PORTFOLIO_MARIA_VAZ-10.png?w=800&q=100)
![PORTFOLIO MARIA VAZ-11](http://images.ctfassets.net/u2za995eedyo/2LcBJOPgIH2Qlggpluplep/b78b175bf96ef60c1a63386c07e00c78/PORTFOLIO_MARIA_VAZ-11.png?w=800&q=100)
Cabe aqui uma primeira dica: no caso dos editais que envolvem a execução de um projeto novo, evite propor o que você não consegue, de alguma forma, provar que é capaz de executar, seja pelo currículo (por isso ele é tão importante), ou pelo que você já produziu. Eu confesso que amo sonhar projetos novos e ousados, mas a triste verdade é que ninguém está muito disposto a financiar ideias e sonhos. Porém, ainda que a frustração diante da recusa de um projeto que nos jogamos de cabeça para elaborar seja enorme, esse tempo não é necessariamente perdido. Quantos trabalhos já não comecei – ou começamos - depois de recusas? Da vontade de fazer acontecer o projeto para o qual tantas horas, pesquisas, leituras e escrita foram dedicadas.
![TEXTOS Prancheta 1 novo](http://images.ctfassets.net/u2za995eedyo/6psGOk7nUrzxYhuf0Bw4tf/63f2e00a7f4b4ba803cc24191d281121/TEXTOS_Prancheta_1_novo.png?w=800&q=100)
Pois bem, antes de seguir com as especificidades dos editais, é preciso lembrar duas coisas: existe todo um universo gigantesco dentro do que podemos chamar de produção artística (artes plásticas, visuais, cênicas, cinema, literatura e música), bem como todo um leque de editais possíveis (municipais, estaduais, federais, galerias, salões, festivais, prêmios e residências).
![dessa forma](http://images.ctfassets.net/u2za995eedyo/270L8zKhzurg4xk0S4E9qM/e8ccefd9a90c6cf18fe159d1b10fbacb/dessa_forma.png?w=800&q=100)
Sorte a nossa que de todo esse tão abrangente leque de opções, algumas boas almas fazem o trabalho de compilar, ler e apresentar as informações básicas dos editais (abrangência, categorias, verba e data de encerramento das inscrições), como Wenderson Fernandes, criador do Emerge.
Aqui é importante lembrar que, ainda que tentarei trazer o assunto e os pontos mais importantes de forma abrangente, que contemple todas as áreas, a minha área de atuação é nas artes visuais e, por isso, as dicas de páginas para seguir e acompanhar os lançamentos de novos editais são mais voltadas para esse recorte, como é o caso do Emerge.
![recomendo ainda](http://images.ctfassets.net/u2za995eedyo/zNemjzAFWJlsCZqy6gzB1/9955f9bf9b5da358993270c4f69ca6e8/recomendo_ainda.png?w=800&q=100)
Para me organizar e não deixar passar os prazos de inscrição, eu já tive o hábito de criar uma planilha com as seguintes informações:
edital (nome do edital ou instituição que está promovendo);
resumo (de forma bem breve, qual é a proposta do edital e, se eu já tenho um trabalho em mente pra inscrever, o nome do trabalho);
financiamento (se tiver, se não tiver são os primeiros que eu costumo descartar);
link da página;
prazo de inscrição;
divulgação do resultado (se houver).
Eu também escolhia cores para marcar algumas colunas:
azul para os que já foram enviados;
vermelho para os que o prazo passou e para os recusados
verde para os aprovados.
Hoje em dia não faço mais a tal planilha. Querendo ou não, deixá-la sempre atualizada e organizada também envolve um tempo que, para a minha dinâmica atual, não é mais tão necessário desprender. Primeiro, muito graças ao Emerge, que tem uma organização e atualização impecáveis. Segundo, porque criei uma rotina de escrita que, pelo menos de duas em duas semanas, me reúno com Bárbara para ver os todos os editais abertos e fazer as inscrições que contemplam o nosso duo durante as próprias reuniões. Já em seguida, faço também as inscrições para os meus trabalhos individuais.
![o ponto é o processo se torna](http://images.ctfassets.net/u2za995eedyo/4wE6ytE6MIfMpnunAdc6Xt/0e927d44faba546d355ab2550b063329/o_ponto____o_processo_se_torna.png?w=800&q=100)
Sobre isso, a próxima dica é:
![TEXTOS-21](http://images.ctfassets.net/u2za995eedyo/2OmCbnJCenpXqmr4gzir7E/7063677ce545e50e6fe17ab54a8e2a46/TEXTOS-21.png?w=800&q=100)
É um adianto enorme ter já organizados os documentos e materiais que são comumente pedidos em todos os editais, independente da área.
O primeiro deles é o currículo, lembrando que aqui trata-se de um currículo especifico: para que o seu trabalho seja selecionado em um salão de arte pouco importa se você domina o pacote office ou se fala alemão e japonês.
![o foco é a trajetória](http://images.ctfassets.net/u2za995eedyo/Ok3Y5WjlAWWm81rSn91d1/a4a3f802891032c3434fd54a7fc35803/o_foco____a_trajet__ria.png?w=800&q=100)
A não ser que seja um edital claramente para artistas com mais experiência, não deixe de mandar. Se você acredita no seu trabalho, quanto mais ele for visto, melhor.
Já se o edital é para a elaboração de projetos culturais, como por exemplo a Lei Municipal de Incentivo à Cultura, outras informações podem ser bem importantes. Aí está sendo avaliado, para além da produção artística, a sua capacidade de executar um novo projeto, o que envolve uma ação, organização e prazos.
![TEXTOS](http://images.ctfassets.net/u2za995eedyo/27thiFR3E50BStzHLkJEjp/2ef8696ce7f22642e6be6bf5aae80cfa/TEXTOS.png?w=800&q=100)
Digo isso porque eu mesma já me coloquei em projetos como atuante em absolutamente todas as etapas de produção (não façam isso!): da escrita, concepção artística, produção, execução, divulgação até a prestação de contas. Dividam funções, se couber no orçamento. No meu caso, se tratava da produção e impressão de fotolivro, que é algo caríssimo de se fazer. Era ou fazer tudo ou não haveria livro.
![alem do curriclo tenha sempre organizado](http://images.ctfassets.net/u2za995eedyo/5HYY4D4EAr17Hol4wbZ7Vr/1e93353f0f9e22a58f5600e714119717/alem_do_curriclo_tenha_sempre_organizado.png?w=800&q=100)
Cabe ver outros portfólios para se orientar e inspirar. Ainda que haja um modelo padrão, cada trabalho vai ter sua própria forma ideal de ser apresentado.
![PORTFOLIO MARIA VAZ-2](http://images.ctfassets.net/u2za995eedyo/lzsd487OX2tGeY98vvQzu/be18de4442f762fbd5f4acec4b6f5581/PORTFOLIO_MARIA_VAZ-2.png?w=800&q=100)
![PORTFOLIO MARIA VAZ-3](http://images.ctfassets.net/u2za995eedyo/3jwkrw2xTBAKSBr445E3ki/87c403b1992074faea83629d6bd579b0/PORTFOLIO_MARIA_VAZ-3.png?w=800&q=100)
![PORTFOLIO MARIA VAZ-5](http://images.ctfassets.net/u2za995eedyo/1wgwM43ACGo67iEcyFRiyU/4c247cae087c27a58bcab9df236500ca/PORTFOLIO_MARIA_VAZ-5.png?w=800&q=100)
Tendo tudo isso organizado, o processo de escrita dos editais já torna-se bem mais fluido, uma vez que, além dos documentos, todos os trabalhos já terão também algo escrito. Basta depois, ser incorporado aos critérios específicos de cada edital.
![não quero fazer parecer](http://images.ctfassets.net/u2za995eedyo/1daEI6FIEnvdHRIixA1oU2/5761b92e830149948ab514c42a2d6c8d/n__o_quero_fazer_parecer.png?w=800&q=100)
Sei bem da dificuldade de muitos artistas em falar sobre seus próprios trabalhos e, mais uma vez, isso também é prática.
![em um primeiro momento](http://images.ctfassets.net/u2za995eedyo/1PWVEjbk8RDLAr2jqCISsV/e1d663517d48dfd8ea3a438ffa8c3009/em_um_primeiro_momento.png?w=800&q=100)
Também ajuda ler textos de artistas que admiramos e de trabalhos que conversam com os nossos. e à medida que formos retomando os próprios textos, reler, mostrar para outras pessoas, repensar, ver se está coerente com a proposta do edital em questão e até mesmo com o próprio trabalho, que pode já ter mudado desde a última versão escrita.
![o texto pode inclusive mudar](http://images.ctfassets.net/u2za995eedyo/3xp9DzRcCXVclnASPkQZMe/170559879f25c55de82fdc1853a16a83/o_texto_pode_inclusive_mudar.png?w=800&q=100)
Aos editais de projeto cultural, entretanto, a dinâmica é um pouco diferente e outros tantos textos e informações precisam ser inseridos:
![resumo do projeto](http://images.ctfassets.net/u2za995eedyo/43nAuTtrmEAxuD8ZyrXYXA/2a0421531f3ad93754a1d627d20d7aa5/resumo_do_projeto.png?w=800&q=100)
É muita coisa? Sim, bastante. Toma tempo e atenção mas, mais uma vez, é só a prática que vai fazer o processo ser menos chato e demorado.
![com um bom trabalho e um bom texto em mãos](http://images.ctfassets.net/u2za995eedyo/4Z9snCwYhrX4ZL0NuWddTg/1721b86a0bb62f0904d845e0c99c410d/com_um_bom_trabalho_e_um_bom_texto_em_m__os.png?w=800&q=100)
Essa leitura também vai tornando-se mais fluída e dinâmica com a experiência, garanto. Eu confesso que tomei até gosto por esses processos e acho prazeroso ver o projeto ganhar corpo.
![bem sobre todas essas etapas](http://images.ctfassets.net/u2za995eedyo/2rLZGtYPxwhL1l25UN0KU0/ee2ff57cb09a43b6db338779f23070e6/bem_sobre_todas_essas_etapas.png?w=800&q=100)
Para os que quiserem aprofundar ainda mais e obter uma orientação mais pontual e direcionada, com a possibilidade de uma troca de ideias que podem inclusive ajudar no desenvolvimento dos trabalhos em si, recomendo fortemente o curso do querido Cyro Almeida, grande mestre da escrita de projetos, a quem sempre recorro quando tenho qualquer dúvida ou necessidade de uma opinião.
Sem detalhar cada um dos tópicos, uma vez que a cartilha do SEBRAE já o faz perfeitamente bem e de forma bastante detalhada, sugiro antes de iniciar a escrita do projeto, pensar nas seguintes perguntas (e esboçar possíveis respostas):
![TEXTOS-16](http://images.ctfassets.net/u2za995eedyo/46VQEtGSfcOIEcXDOext3S/af37864048274b0a528bc302db28803c/TEXTOS-16.png?w=800&q=100)
![TEXTOS-17](http://images.ctfassets.net/u2za995eedyo/7HM5kbR83wrVVbjR67kVYs/3d98405220a2fbb1d54e9a7b74601315/TEXTOS-17.png?w=800&q=100)
![TEXTOS-18](http://images.ctfassets.net/u2za995eedyo/4Gy7rY5PuqxI4mS4JUZ9cX/69111ce662d2a4e05d4eb3fa61fed465/TEXTOS-18.png?w=800&q=100)
![TEXTOS-19](http://images.ctfassets.net/u2za995eedyo/2fJzHu7AdwDradckKLl24q/e7ed54f1e007d3b150abbfa2a608976f/TEXTOS-19.png?w=800&q=100)
![TEXTOS-20](http://images.ctfassets.net/u2za995eedyo/6lHygavulgiyYi2iQGIrHw/8a3630dac9429ee0081bec02aa44592c/TEXTOS-20.png?w=800&q=100)
Aos poucos o projeto vai se organizando e ganhando corpo e, antes de fazer o envio, não se esqueça de reler quantas vezes possível. Se não der certo para o primeiro edital enviado, repense algumas coisas e mande de novo no próximo. Não vale deixar morrer numa primeira tentativa. Lidar com as recusas é importantíssimo. Frustrante, claro, mas completamente natural. Isso ajuda, inclusive, a compreender o perfil de cada edital, se de fato tem a ver com o trabalho inscrito, se não vale mudar a proposta ou mandá-la para um edital diferente.
Por fim, acredito que todo esse processo é concomitante ao desenvolvimento e maturidade da produção de cada artista. Pensar, estruturar e escrever tanto sobre os próprios trabalhos, quanto para projetos novos, ajuda a organizar as ideias e a pensar os próximos passos.
![vale também lembrar que a produção](http://images.ctfassets.net/u2za995eedyo/2h84tJ2F9Wb8twZdydkjQP/2b1d056b0dbede80ba52ac587045d789/vale_tamb__m_lembrar_que_a_produ____o.png?w=800&q=100)
Sobre a artista, Maria Vaz:
![retrato](http://images.ctfassets.net/u2za995eedyo/6bjjV1uWjXVK9TC7lhzDf0/749f143859304ee1a3d2fb3dd78ff86d/retrato.jpg?w=800&q=100)
Maria Vaz é artista visual, fotógrafa e pesquisadora, mestranda em artes pela EBA/UFMG. Em seus trabalhos trata da relação entre a memória individual e coletiva a partir de uma dimensão poética e da fabulação. Desenvolve uma produção híbrida através de experimentações entre imagem e palavra, analógico e digital e o uso de arquivos públicos e familiares.